05/07/13

João Eduardo Ferreira escreve sobre «As Grandes Dionísias»

No princípio era o verbo. Se o evangelista João tem razão, essa razão vem da palavra dita, ouvida, dialogada. Pois antes, muito antes de Cristo e da palavra como dogma, está a palavra como ritual, como máscara, como interpretação. A palavra e o teatro nascem com a humanidade. Fazer teatro não é mentir, é compreender, é integrar. Luigi Pirandello, Peter Handke, Manuel Halpern escreveram teatro sobre teatro, a palavra sobre a palavra. Também Firmino Bernardo e Suzana Branco rescrevem a tragédia «As Bacantes» de Eurípides, estreada em 406 a.C., para entender um grupo de teatro amador em conflito com um encenador de haute culture: «Nunca tentaste compreender-nos», «E vocês, já tentaram compreender o que significa fazer teatro?». «Esqueçam-se de vocês e lembrem-se do espectáculo», põe ordem, finalmente, o Taberneiro, investido como actor, encenador, coro e «deus ex machina». A voz que, com humor e razão, vem salvar a cabeça de Penteu, a cegueira de Agave, as sete portas de Tebas, o futuro da palavra, a realidade do disfarce, a alegria do público. No princípio é, na verdade, o Teatro. E o teatro lido tem um sabor muito especial.
jef, julho 2013


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